Notícias

Home » Notícias
02 Jan
Autor: Por Medsênior - g1.globo.com/ Categoria: Turismo Os melhores destinos para viajar na terceira idade

O sonho de rodar o Brasil e o mundo a passeio não é exclusivo dos jovens. Cada dia mais os idosos estão embarcando à procura de cultura, descanso, lazer e diversão. Segundo o estudo Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo, nos próximos seis meses, 25,4% dos brasileiros acima de 60 anos pretendem viajar.

Maycon Magensky, diretor da Atual Turismo, afirma que existem dois perfis entre os idosos: os que já conhecem bastante o Brasil e querem partir para destinos internacionais e os que estão iniciando na vida de viajante agora, dando preferência ao país. “Noventa por cento do nosso público desta faixa etária prefere viajar em grupo. E realmente é mais cômodo, primeiro, por estarem assessorados a todo o tempo e também para conhecer novas pessoas. O que deixa o passeio muito mais animado”, informa.

Segundo Maycon, dentro do Brasil, Caldas Novas é o destino preferido. “Muitos sonham em conhecer as águas termais da cidade. Mas também há muita procura por resorts no Nordeste e hotéis fazenda em Minas Gerais, além dos roteiros mais tradicionais, como Rio de Janeiro e Aparecida do Norte. Eles presam pela acessibilidade e bom atendimento”.

 

A águas quentes de Caldas Novas encantam o público — Foto: Divulgação

Fora do país, a Europa é, disparado, o destino dos sonhos para esta faixa etária.“Portugal é muito procurado pela facilidade da língua. A Itália por causa do apelo religioso e a França pelo romantismo. Os cruzeiros também têm feito sucesso, já que unem turismo, acessibilidade, bom atendimento e atividades culturais, como teatro”, avalia Maycon.

 

A agência VCB Idiomas e Turismo atende muitos idosos que já possuem seus grupos formados. “Quando uma turma se reúne para viajar, acabam repetindo a dose todos os anos. A Terra Santa têm é escolha frequente de quem já conhece os roteiros tradicionais da Europa e gosta destinos religiosos e belas paisagens. Também é grande o número de pessoas nesta faixa etária buscando por passeios de ônibus para admirar a natureza. O Nordeste é um dos principais destinos”, conta Ana-Meris Vitoraciletti, agente de viagens.

Londres é um dos principais destinos de intercambio — Foto: Divulgação

 

Voltar à página inicial