Tire um momento para pensar. Diariamente, quantas pessoas da terceira idade você vê mexendo em um smartphone? Muitas, até porque é fato que o uso de celulares entre a população idosa só aumenta nos últimos anos.
Só para se ter uma ideia, segundo estudo recente, até 2015 pelo menos 56% dos brasileiros com mais de 60 anos possuía um aparelho celular. E esse número só vem triplicando desde 2005.
Ou seja, o uso dos smartphones já é uma realidade no cotidiano da população idosa. No entanto, ainda assim, o aparelho ainda é um mistério para muitos. Isso por que é difícil se adaptar às novas tecnologias.
Pensando nisso, um grupo nos EUA desenvolveu o app Papa, que ajuda os mais velhos a encontrar “netinhos” sob demanda para ajuda-los nos mais variados momentos. Inclusive a aprender a mexer no celular. Desse modo, os idosos podem usar o app para reservar tempo com estudantes universitários que os ajudem nas tarefas do dia a dia.
E esse é apenas um exemplo de como os aplicativos podem auxiliar a terceira idade na integração com a sociedade e com a tecnologia. Aliás, existem apps desenvolvidos especialmente para os idosos, você sabia?
São aplicativos que atuam como aliados na rotina da terceira idade, resolvendo problemas de acessibilidade, trazendo diversão, entretenimento e qualidade de vida.
Ficou curioso? A seguir, indicamos os melhores apps para a melhor idade aproveitar ao máximo seus smartphones!
Usar iPhone pode ser uma experiência universal, independente do aparelho. No entanto, no caso do Android as coisas podem ser um pouquinho mais complicadas. Afinal, o sistema operacional costuma diferir consideravelmente entre um smartphone e outro.
Buscando padronizar esse uso para quem não está acostumado a usar o smartphone ou possui limitações de visão, existe o app iDosos.
O iDosos ensina por tutorial o mais básico do uso de smartphones.
Funcionando como um tutorial interativo, a ferramenta ensina sobre as funções básicas de um smartphone. Para tanto, o app usa emojis para ensinar a fazer ligações, escrever mensagens e gerenciar os alarmes do celular.
Desse modo, é possível aprender de maneira didática e intuitiva as funções principais do aparelho. O app repete o tutorial quantas vezes forem necessárias, até que o usuário se sinta seguro.
Além disso, o iDosos dispõe de narração em áudio para o passo a passo, o que é excelente no quesito acessibilidade. Você pode encontrar o app iDosos na Google Play.
Para os que já chegaram à terceira idade, é difícil se sentir inserido no que a indústria musical dita como tendência atualmente. Nesse sentido, ter um canal apenas com aqueles clássicos mais amados de antigamente, faz toda a diferença.
Pensando nisso é que foi desenvolvido o app Rádio Saudade. A plataforma é totalmente voltada para os que sentem falta das músicas que embalaram sua juventude e querem reviver esses momentos.
Só as músicas mais queridas na Rádio Saudade.
De uso fácil e intuitivo, o app oferece 53 opções de estações de rádio especializadas nas músicas dos anos 50, 60 e 70. Assim, do rock até o blues, das baladinhas até as mais dançantes, é possível encontrar de tudo da época dourada da música.
O app é totalmente gratuito e está disponível para Android e iPhone.
Um dos maiores entraves no uso de celulares por idosos é lidar com a acessibilidade reduzida dos aparelhos. Fonte pequenas, menus pouco práticos e ausência de botões de comando são alguns dos problemas relatados.
No entanto, é possível contornar essa situação com apps que melhoram a acessibilidade dos smartphones. É o caso do Phonotto.
Acessibilidade com o Phonotto.
Disponível apenas para Android, o Phonotto facilita a vida do idoso no manuseio do celular.Com a ferramenta, é possível maximizar fontes e ícones, além de aplicar cores chamativas para facilitar a memorização.
Desse modo, se torna muito mais simples usar o celular. Com tudo maior e mais colorido, o uso do aparelho se torna intuitivo e bem menos estressante para a terceira idade.
Alguns aplicativos melhoram a vida, e isso é ótimo. Esse, no entanto, pode salvar vidas.
Estamos falando do Red Panic Button, um app que permite pedir socorro em emergências. Para usar, basta apertar botão vermelho no meio da tela. Assim que é acionado, o app envia um pedido de ajuda via Twitter, SMS e e-mail.
O botão vermelho pode salvar vidas!
Para usar, você só precisa baixar no site, que disponibiliza o app para Android e iOS. Ao instalar o aplicativo, você define um número de pânico e o conecta ao Google Maps.
Assim, caso o botão de pânico seja acionado, a mensagem de ajuda é disparada e a pessoa pode ser facilmente encontrada e socorrida por conta das coordenadas de GPS.
Ano após ano, os idosos estão cada vez mais conectados e inseridos no mundo da tecnologia. Para acompanhar esse crescimento de demanda e tornar a experiência desse público ainda melhor, novos apps surgem para facilitar.
Falando nisso, você sabia que robôs que cuidam de idosos já são uma realidade? Leia o artigo e saiba mais. E continue com a gente para mais novidades!