Notícias

Home » Notícias
22 Jan
Autor: Por Renato Cantharino - radioglobo.globo.com Categoria: Acontece Dia Nacional do Fusca: o carro mais querido do planeta tem um dia para chamar de seu

Sempre no dia 20 de janeiro é comemorado o Dia Nacional do Fusca. Para celebrar a data, diversas exposições e carreatas ocorrem em várias partes do país.

 

No último dia 3, a produção do primeiro Fusca no país completou 60 anos. Entrado na terceira idade, o “besouro”, como também é conhecido, segue em forma, encantando uma legião de admiradores por onde passa.

 

De 1959 a 1986, quando a produção foi interrompida pela primeira vez, foram produzidas 3 milhões e 300 mil unidades do Fusca no Brasil, sendo líder de vendas durante 21 anos consecutivos.

 

Em 1993, logo após assumir a presidência da República, Itamar Franco sugeriu que a Volkswagen voltasse a fabricar o carro do povo. O pedido do presidente foi uma ordem e alguns meses depois, o Fusca voltou a ser produzido, com o mesmo visual e quase nenhum avanço tecnológico, o que prejudicou as vendas, num momento em que a tecnologia já estava presente nos principais concorrentes. Essa geração, que ficou conhecida como Fusca Itamar, durou até 1996, com um total de 46 mil unidades comercializadas durante os três anos após o retorno.

 

Mas a história do Fusca não começou no Brasil. Na verdade, o início do projeto foi sombrio, pois surgiu após uma solicitação do líder do partido nazista alemão, Adolf Hitler. Em 1933, o então chanceler alemão abraçou a ideia de criar um carro popular, mas impôs que o novo modelo fosse barato, levasse quatro passageiros e fizesse uma média de pelo menos 13 quilômetros com um litro de combustível. Dezenas de protótipos se sucederam até o definitivo Typ 1, feito pelo engenheiro austríaco Ferdinand Porsche, que mais tarde ficaria conhecido como fundador de uma das fábricas de carros esportivos mais importantes da indústria automobilística mundial, a Porsche. Mas o desenvolvimento do modelo teve uma pausa durante a Segunda Guerra Mundial, que forçou a Volkswagen a produzir veículos militares.

 

A produção comercial começou no final de 1945 e em 1947, o Fusca passou a ser exportado e ganhou o mundo. Foram mais de 21 milhões de unidades produzidas até 2003, quando o derradeiro besouro saiu de sua última linha de montagem, no México.

Voltar à página inicial