Notícias

Home » Notícias
16 Jan
Autor: Por Redação Guia da Semana - www.guiadasemana.com.br Categoria: Turismo De vinho ao chocolate: conheça 5 rotas gastronômicas no Brasil

Se tem uma coisa que brasileiro não pode reclamar é da variedade de destinos para conhecer no Brasil. São muitas opções de roteiro que vão desde praias paradisíacas e cidades de interior até montanhas e roteiros gastronômicos – sim, tem muito destino bacana para os amantes de uma boa comida e bons drinks.  

 

Nas rotas focadas em comida ou bebida o visitante pode conhecer de perto (e degustar) a produção de certos produtos, bem como apreciar a paisagem ao seu redor. São lugares encantadores que vale a visita.

Sempre pensando em você, o Guia da Semana fez um roteiro com as principais rotas gastronômicas de São Paulo. Confira: 

 

                                   Foto: Shutterstock

 

ROTEIRO DO VINHO EM SÃO ROQUE

A cidade de São Roque, a apenas 66 km de São Paulo, possui incríveis opções de passeios que agradam a todos os gostos, mas é uma referência quando o assunto é vinho de qualidade. Um dos seus principais atrativos é a Rota do Vinho, formada por três estradas e com mais de 31 estabelecimentos especializados na bebida.

Estrada do Vinho, com cerca de 10 km de extensão, é uma das rotas mais interessantes para se percorrer. Ela conta com restaurantes bem charmosos, que possuem atrativos bem diferentes. É possível conhecer vinícolas, colher uvas e provar vinhos recém-fabricados, por exemplo. Além disso, a paisagem do local é incrível, tornando o ambiente ainda mais agradável. A dica é ir de carro e percorrer sem pressa os estabelecimentos que possuem entrada gratuita.

 

                                   Foto: Shutterstock

 

ROTA DO CAFÉ EM SERRA NEGRA

A cidade de Serra Negra, a 150 km de São Paulo, é um daqueles lugares que muitos paulistanos ainda não conhecem, mas que acaba sendo uma surpresa agradável. A cidade é referência na produção de Café em todo o estado, o que acaba reservando aos visitantes muitas fazendas e estabelecimentos que produzem a bebida. Para deixar tudo ainda mais gostoso, o queijo e o vinho são outros produtos que ganham destaque na produção.

Conhecida como Rota do Café, do Queijo e do Vinho, o trajeto de oito quilômetros em uma estrada de terra leva os visitantes para conhecer as delícias produzidas na cidade – cada local é especializado em um produto diferente. A maioria dos estabelecimentos possui entrada gratuita e permite que o visitante conheça a fundo a produção interna. AQUI você encontra uma lista de onde ir.

 

 

                                   Foto: Shutterstock

ROTA DO QUEIJO NA SERRA DA CANASTRA

Serra da Canastra, em Minas Gerais, é uma região privilegiada com grandes atrações naturais que encantam visitantes do país inteiro. O local é um prato cheio para os amantes da natureza já que abriga a nascente do Rio São Francisco, cachoeiras imensas e uma incrível diversidade de animais. Como não poderia ser diferente, por lá a produção de queijo é um dos pontos fortes da região. Afinal, o Queijo Canastra, famoso no Brasil todo, é produzido lá!

Para quem quiser conhecer de perto o processo de produção do queijo, que é considerado Patrimônio Imaterial Brasileiro, é possível visitar as diversas fazendas que produzem o alimento e distribuem pelo Brasil. Na cidade de São Roque de Minas, a cerca de 2 km do Parque Nacional Serra da Canastra, é onde estão os principais produtores. AQUI você encontra uma lista de onde ir.

 

                                   Foto: Shutterstock

VALE DOS VINHEDOS NA SERRA GAÚCHA

No sul do país, a 120 km de Porto Alegre, está localizado o Vale dos Vinhedos. A região, que recebeu os primeiros imigrantes italianos no fim do século XIX, é a principal produtora de vinhos e espumantes do Brasil! São inúmeras vinícolas separadas por três cidades, sendo elas de Bento GonçalvesGaribaldi eMonte Belo do Sul, que formam a Rota do Vinho.

Com programações especiais, vivências, piquenique em meio aos vinhedos e degustação de vinhos, as vinícolas da região recebem de braços abertos os turistas de todo do Brasil. Pode até parecer a Europa ou o Chile, principalmente quando se trata da qualidade das garrafas feitas por lá, mas quem conhece de perto a produção de vinho do Sul do país, se apaixona! Vale a pena ficar de olho na programação das vinícolas e se programar para visitá-las.

 

                                   Foto: Shutterstock

ROTA DO CHOCOLATE

Um dos alimentos mais gostosos do mundo tem sua própria rota – o chocolate se tornou passeio turístico na Bahia! A região, famosa pela abundância do Cacau, abriga incríveis fazendas especializadas na colheita do fruto e na produção de chocolate. A Rota do Cacau ou do Chocolatepassa por 20 municípios da Bahia e liga Ilhéus a Uruçuca. Para quem não quer percorrer todos os estabelecimentos, não tem problema: basta escolher uma das cidades e fazer o passeio por lá.

O roteiro possibilita que o visitante conheça de perto as fazendas de plantação do cacau, bem como o processo – desde a coleta e preparo das sementes até a degustação do chocolate. Quem passa pela região e faz o roteiro garante que o passeio é incrível e enriquecedor. Um dos lugares mais visitados é a Fazenda Yrerê, em Ilhéus. A visita paga apresenta desde a colheita ao produto final. Clique AQUIpara mais informações.

 

Voltar à página inicial