Notícias

Home » Notícias
17 Dez
Autor: Vitor Brown - Jovem Pan - Link para a notícia original: https://jovempan.uol.com.br/programas/jornal Categoria: Aposentadoria Aposentadoria não encerra carreira de ao menos 20% dos idosos no Brasil, revela pesquisa

Um levantamento revela que dois em cada 10 idosos brasileiros continuam trabalhando, mesmo depois de aposentados. Segundo a pesquisa, feita pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, 47% afirmam que seguem na ativa porque a renda não é suficiente.

Já 48% disseram que querem se sentir produtivos e 46% buscam manter a mente ocupada.

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, ressaltou que a aposentadoria precisa ser planejada e os preparativos começam cedo: “é muito importante que as pessoas comecem a pensar na aposentadoria a partir do momento que entrar no mercado de trabalho”.

Marcela Kawauti acrescentou que os idosos ainda enfrentam o preconceito e têm mais dificuldades para continuar no mercado de trabalho. De acordo com a pesquisa do SPC, 43% dos entrevistados reconhecem que tiveram dificuldades para conseguir uma vaga, principalmente por causa da idade avançada.

Quando questionados sobre até quando pretendem trabalhar, 61% não souberam definir ao certo, e para os que sinalizaram uma perspectiva, a média foi de 74 anos.

O professor de Finanças do Ibmec-Rio, Gilberto Braga, ressaltou que a aposentadoria, no Brasil, deixou de ser um período apenas de descanso: “acaba que os valores são insuficientes para ou manter padrão que tinha no período ativo ou porque o valor não é suficiente para manutenção de despesas correntes”.

Braga destacou ainda que as distorções entre o valor das contribuições e os pagamentos das aposentadorias precisam ser corrigidos pela reforma da Previdência.

Ainda de acordo com a pesquisa do SPC Brasil, nove em cada dez idosos contribuem financeiramente com o orçamento.

*Informações do repórter Vitor Brown

 

 

Voltar à página inicial