Notícias

Home » Notícias
19 Mar
Autor: Arlindo Disconzi - https://expressoilustrado.com.br Categoria: Saúde e Vida Saudável Terceira Idade: Não fique aprisionado em casa

A maioria dos autores considera que a terceira idade se inicia aos 65 anos. Nesta idade, há perdas e ganhos. O corpo sofre mudanças relacionadas ao vigor físico, aparências (cabelos brancos, ruguinhas, maior tendência para doenças etc), mas há também ganhos, aqui fala mais alto a experiência que é a melhor escola. Há mais certezas do que teorias. O conceito de que todo idoso é chato, ranzinza e causador do déficit da Previdência, felizmente está mudando. Nem todo idoso é assim, bem como, nem todo jovem é bacana.

 

É preciso criar atividades para essa nova fase da vida, não deve ficar aprisionado em casa dias inteiros. Tenha algo para fazer na aposentadoria, passe adiante o que você aprendeu na vida. Trabalhe seu corpo, sua mente, sua fé, cultive os velhos amigos, faça novos. A rotina de ficar diariamente no sofá, TV, comer e dormir deve ser mudada. Participe de grupos de terceira idade, das pastorais de sua igreja, ouça boa música, aprenda computação sem ser fanático nela, procure fazer passeios na praça elas existem para isso. Se o idoso não consegue ser independente (andar, alimentar-se e fazer sua higiene) isso é dever de todos os filhos e não de um só.

 

 

Não se abolete em casa.

 


IDOSO, MEXA-SE! SENÃO, O ALZHEIMER TE PEGA!

Voltar à página inicial