Notícias

Home » Notícias
08 Out
Autor: Por Sistema Fecomércio - g1.globo.com Categoria: Tecnologia Inclusão digital traz benefícios na terceira idade

Se para as novas gerações, viver sem Internet é até inimaginável, para a maioria dos idosos o mundo digital ainda é um grande desafio. Mas isso não significa que tenha que ser sempre assim. Muitas pessoas idosas já resolveram enfrentar o que parecia um bicho de sete cabeças e descobriram um mundo de possibilidades na tela do computador.

De acordo com especialistas, além de dar acesso a informações do mundo inteiro para a terceira idade, o uso da informática também traz benefícios para a saúde. O aprendizado ajudar a exercitar o cérebro, melhorando a memória e capacidade de raciocínio e auxiliando a adiar o aparecimento de demências.

“Além disso, o acesso à Internet ajuda a manter e ampliar o círculo de amizades e também possibilita o aprendizado de várias outras habilidades, através da educação a distância e de tutoriais de diferentes áreas, disponibilizados gratuitamente online”, afirma Wagner Forte, consultor de produtos educacionais de gestão e negócios do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac Ceará).

Mesmo tendo trabalhado na área administrativa, a relação de Eliane Moura, 59 anos, com o uso do computador só melhorou depois que veio a aposentadoria. “Agora estou aproveitando para fazer cursos que eu não tinha tempo para fazer. Eu dependia sempre que alguém me ajudasse, pedia para as pessoas mandar e-mail ou pagar uma conta por mim. Hoje eu faço sozinha”, explica a ex-aluna do Senac, que viu nos cursos de Informática e Internet para a terceira idade, oportunidades de conquistar sua independência digital.

Mas nem sempre é tão fácil encontrar alguém disposto a ensinar os mais velhos sobre como lidar com o computador e usar a internet de forma prática, evitando os temidos vírus. Por isso, várias instituições oferecem cursos voltados especialmente para esse público. “Já fiz outros cursos com jovens na mesma sala, mas eles aprendem muito rápido, as crianças hoje já nascem sabendo usar o telefone. Eu gostei muito do Senac porque o curso tem um ritmo adequado de ensino para as pessoas da minha idade, com a paciência que a gente precisa”, conta a aposentada.

Como nunca é tarde para aprender algo novo, ela incentiva os amigos a ir em busca de novos conhecimentos, inclusive a própria mãe que tem 80 anos. De acordo com Eliane, “a informática hoje é necessária, principalmente para terceira idade, que se sente isolada. Eu moro só, mas eu não me sinto sozinha, porque chego em casa e vou ver minhas redes sociais, sei o que acontece no mundo. Digo para todos fazerem também”.

 

Senac para a terceira idade

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Ceará) conta com turmas de Informática e Internet para a terceira idade. O primeiro curso tem como foco ensinar a utilizar ferramentas básicas da Informática: sistema operacional Windows, editor de textos Word e navegador de internet, já o segundo é voltado à navegação e utilização dos diversos serviços online.

 

Serviço:

Curso: Internet para a Terceira Idade (20h)

 

Data: De 05/11/18 a 13/11/18

 

Local: Senac Centro (Avenida Tristão Gonçalves, 1245, Centro)

 

Tel.: (85) 3270.5400

 

Curso: Informática para a Terceira Idade (66h)

 

Data: De 15/10/18 a 16/11/18

 

Local: Senac Centro (Avenida Tristão Gonçalves, 1245, Centro)

 

Tel.: (85) 3270.5400

 

Informações e inscrições pelo site: http://cursos.ce.senac.br/.

 

Cursos - Senac Ceará

 

Para conquistar o mercado ou crescer na profissão faça Senac. Confira a programação de cursos e matricule-se!

 

Voltar à página inicial