Notícias

Home » Notícias
08 Out
Autor: www.jornaldamidia.com.br Categoria: Mercado +60 Empresas promovem iniciativas voltadas à qualidade de vida do público sênior

O envelhecimento da população é apontado como um dos fatores críticos do país que trará grande impacto social e econômico nos próximos anos. De acordo com dados do IBGE, quase metade dos brasileiros terão mais de 50 anos em 2057. Atenta a essa projeção, no ano passado, a Cencosud Brasil, quarta maior supermercadista do país, estabeleceu como compromisso social a promoção da qualidade de vida na terceira idade. Desde então, duas grandes iniciativas foram colocadas em prática: o programa Talentos Experientes, que incentiva a contratação de pessoas acima de 50 anos, e a construção de uma sala multiuso para servir à comunidade sênior.

Em seu primeiro ano, o programa Talentos Experientes contratou mais de 150 pessoas nessa faixa etária para trabalhar em diversas funções nas redes GBarbosa, Perini, Mercantil Rodrigues, Prezunic e Bretas. “Temos disponibilizado vagas em todas as áreas, sem restrições, conforme a necessidade e disponibilidade de profissionais no mercado.

Atualmente, temos absorvido um volume mais significativo em posições de atendimento ao cliente. Além do desempenho, a conduta é um dos pontos fortes destes profissionais por serem mais responsáveis, maduros, pacientes e atenciosos no atendimento. Eles enriquecem a diversidade no ambiente de trabalho e o cliente reconhece e aprecia esse atendimento diferenciado, mais acolhedor”, explica Fábio Oliveira, gerente de Responsabilidade Social da Cencosud Brasil. Segundo ele, a expectativa é encerrar o ano com 270 talentos experientes.

Talentos
Na loja do GBarbosa do Costa Azul, o fiscal de prevenção Juarez Dias, 57 anos, é um exemplo de colaborador com mais de 50 anos, mas com altivez e disposição de jovem de 35. Há seis anos na empresa, Dias disse que pretende continuar trabalhando enquanto tiver saúde. “Já fui metalúrgico, caminhoneiro e taxista antes de ser admitido pela rede supermercadista. Aqui, o ambiente de trabalho é maravilhoso. Gosto do que faço e a empresa dá oportunidades àqueles que querem chegar longe e eu quero ir muito longe aqui, pois sinto que ainda tenho muito a fazer”, planeja confiante.

Já Carlos Teles, 50 anos, ajudante de depósito conta que fez muitos bicos de ajudante de serviços gerais, pedreiro, vendedor de lanches até encontrar uma chance de emprego formal no GBarbosa. “Gosto muito daqui e enquanto estiver dando certo, a empresa estiver satisfeita com meu trabalho, continuarei, pois, apesar de cinquentão, vontade de trabalhar tenho de sobra”, declarou com satisfação.

Os interessados em trabalhar nas redes da Cencosud Brasil podem cadastrar seus dados no portal www.vagas.com.br/cencosudbrasil e conferir às oportunidades disponíveis.

Sala multiuso – Outra iniciativa da Cencosud Brasil em prol da terceira idade é o lançamento da sala multiuso, espaço dedicado a oferecer serviços gratuitos à comunidade sênior. O projeto piloto da sala iniciará as atividades no dia 1º de outubro, Dia Mundial do Idoso, no GBarbosa Hiper Norte, em Aracaju/SE. Na sala, que possui 200 metros quadrados, serão realizadas capacitações, palestras e workshops, atividades de saúde, oficinas de memória e triagem de audiometria, cursos de trabalhos manuais como artesanato, bordados, corte e costura, entre outros.

Voltar à página inicial