Notícias

Home » Notícias
27 Jun
Autor: https://www.terra.com.br/noticias/dino/conheca-os-aplicativos-desenvolvidos-para-idosos,ff3e686100b0 Categoria: Tecnologia Aplicativos para o público +60

A tecnologia é primordial para as pessoas nos dias de hoje. Para os idosos a história não é diferente. Milhares de aplicativos são desenvolvidos mensalmente com o objetivo de facilitar algum aspecto da vida das pessoas. Seja para entretenimento ou comunicação, a internet cria vínculos e laços importantes na vida das pessoas.

Alguns aplicativos são desenvolvidos especialmente para determinadas faixas etárias. Dessa forma, é possível atender as necessidades do público e facilitar o acesso de informações à pessoas que possuem algum tipo de dificuldade motora.

Apesar de ser mais voltado para os jovens, os aplicativos de celular para idosos têm conquistado seu espaço, até porque são mais de 5 milhões de idosos utilizando a internet no Brasil.

A inclusão do idoso nos meios digitais deve ser pensada com os olhos da terceira idade. Devem ser levadas em consideração as maiores dificuldades dos idosos quanto ao uso da tecnologia. Aplicativos fáceis de entender, com botões grandes e cores chamativas, fazem com que os idosos consigam utilizá-los sem necessitar de ajuda de outras pessoas.

Aplicativos de Celular para idosos que não possuem facilidade com tecnologia

Por mais que muitas vezes os parentes tentem ensinar o idoso a utilizar o celular, podem surgir dificuldades e dúvidas durante o seu uso. É por esse motivo que existem aplicativos que facilitam a vida do idoso que não possui facilidade com tecnologia.

O iDoso ensina o idoso a utilizar funções básicas do celular, ensinando a fazer ligações, salvar números de contato e tirar fotos. O aplicativo também garante uma função de emergência, onde o idoso poderá salvar números de contato que devem ser localizados em caso de algum problema acontecer.

Já o aplicativo Big Launcher pode ser utilizado tanto para crianças quanto para idosos. Ele simplifica a interface do celular, deixando-o mais simples de mexer. Os recursos ajudam pessoas que possuem dificuldade visual e pessoas que não conseguem se adaptar as novas tecnologias.
Atividades Recreativas com Idosos no celular
Diversos aplicativos de celular oferecem a proposta de jogos que trabalham a memória, velocidade de raciocínio lógico e garantem diversão ao idoso. São aplicativos fáceis de manusear e suas propostas são simples de serem compreendidas. O idoso pode passar horas praticando e até mesmo competindo com colegas para saber quem é melhor.

Muitos idosos gostam de jogos e atividades que desenvolvem o pensamento rápido e lógico, como o Sudoku e Palavra-Cruzada, por exemplo. Existem diversos aplicativos de celular onde o idoso pode praticar, não só estes, mas muitos outros jogos que ajudam a memória.

Além das Atividades Recreativas com idosos , muitos aplicativos também aproximam o idoso dos familiares. Essa é a função de aplicativos de redes sociais como WhatsApp e Facebook por exemplo. Muitas vezes os parentes não podem estar próximos do idoso. A internet encurta as distâncias até mesmo de familiares que moram em outras cidades.

Alguns aplicativos, como o Duolingo, oferecem uma proposta inusitada para o uso do celular. A possibilidade de pessoas aprenderem uma nova língua, totalmente de graça! Com treinos diários, é possível desenvolver a escrita, fala e audição de uma nova língua escolhida pela pessoa. É um ótimo aplicativo para idosos que desejam exercitar a memória e ao mesmo tempo sempre sonharam em falar outra língua!

Atividades Recreativas com Idosos em uma Casa de Repouso:
A Casa de Repouso Morada Primavera incentiva toda e qualquer atividade recreativa para idosos, desde que sejam mantidos os limites saudáveis de uso dos aparelhos eletrônicos. As atividades recreativas com idosos não precisam ser apenas no mundo virtual! Oferecemos semanalmente uma visita de uma terapeuta ocupacional e um músico que leva alegria e diversão aos nossos idosos hospedados!

 

Voltar à página inicial