Notícias

Home » Notícias
04 Mai
Autor: https://www.japaoemfoco.com/ Categoria: Lição de Vida Aniversários da 3ª Idade no Japão
O Japão é uma país com uma cultura fascinante, cheia de simbologia, nada parece ser feito ao acaso, ou seja, tudo tem um porquê. E o Toshi Iwai – aniversários especiais da 3ª idade são uma delas.
Toshi Iwai – aniversário da 3ª idade - Trata-se de vários ritos de passagem celebrados durante a terceira idade com o objetivo de orar por uma vida longa e saudável. Esta é uma tradição com origem na China e assimilada pela cultura japonesa, comemorada em idades específicas.
Kanreki – 60 anos de vida - Um ciclo do zodíaco chinês completa-se aos 60 anos e retorna para o zodíaco do nascimento, assim simbolizando o renascimento e o início da 2ª infância. A cor característica é vermelha.
Koki Iwai – 70 anos de vida 
A palavra koki tem origem em um verso de um poema chinês que menciona o fato dos 70 anos de idade ser raramente alcançado na época. A celebração é semelhante ao Kanreki, entretanto a cor do traje utilizado é roxo.
 
Kiju Iwai – 77 anos de vida - O Kiju significa “idade feliz”, pois “ki” significa felicidade e “ju” longevidade. A cor da roupa geralmente utilizada para essa celebração também é roxa.
Sanju Iwai – 80 anos de vidaO Sanju Iwai é a celebração do 80 anos de vida. O kanji de “san” pode ser lido como kasa (guarda-chuva) e também pode se referir ao número oitenta. As cores da vestimenta costuma ser amarela.
Beiju Iwai – 88 anos de vida - O aniversário de 88 anos é chamado de Beiju Iwai, conhecida também por “idade do arroz”, pois o ideograma japonês de 8 mais 80 quando unidos, formam o mesmo do kanji de arroz.
Sotsuju Iwai – 90 anos de vida - No Sotsuju, comemora-se os 90 anos de idade, também conhecida como o “Ano da Graduação”. Por isso, costuma-se dar um buquê com 90 rosas ao aniversariante
Hakuju Iwai – 99 anos de vida - A comemoração dos 99 anos de vida chama-se Hakuju. Por isso, também é conhecido como a “era branca”, devido ao ideograma chinês para branco. Por essa razão a cor usada costuma-se ser branca.
Hyakuju Iwai – 100 anos de vida - No Japão, quando alguém completa cem anos de idade, é convidado para uma cerimônia em setembro chamada Hakusai Shosho, no Keiro no Hi (Dia do Respeito ao Idoso). Além disso, neste dia cada centenário recebe das mãos do primeiro-ministro japonês, uma taça de sake de prata e um certificado.

 

Voltar à página inicial